A importância do investimento em tecnologia na saúde

avancos-tecnologicos-saude-medicina

O uso de novas tecnologias na área da saúde não está restrito apenas aos equipamentos de última geração utilizados nas unidades de saúde, mas o desenvolvimento da tecnologia da informação possibilitou ao cidadão ser protagonista da medicina preventiva, antecipando o diagnóstico e promovendo a agilidade no tratamento.

A disseminação de tecnologias voltadas à conectividade de todas as informações como hábitos alimentares, físicos, procedimentos cirúrgicos realizados, predisposições a doenças, se tornam essenciais para que o profissional médico possa fazer um acompanhamento minucioso e preventivo da saúde do paciente.

Esses recursos também impactam diretamente na redução do número de consultas e internações, dos custos na saúde e, principalmente, no aumento da qualidade e expectativa de vida. O volume e a velocidade de dados gerados diariamente na saúde tornam cada vez maior a necessidade de uso de tecnologias capazes de capturar, cruzar e interpretar informações em tempo real.

Os novos gestores, que assumem em janeiro de 2017, devem estar atentos para o que há de mais moderno na utilização de novas tecnologias no setor de saúde, pois o investimento pode representar uma considerável melhora na gestão do tempo dos profissionais, na qualidade do atendimento e na diminuição dos valores gastos no tratamento por paciente.