Ansiedade, o transtorno da mente acelerada

ansiedade-depressão

Ansiedade é um transtorno relacionado ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. Sem razão aparente, a sensação de ansiedade em algumas pessoas pode ser tão intensa, que chega a causar a imobilização, impedindo-as de fazer coisas simples, como por exemplo entrar em um elevador.

Preocupações, tensões ou medos exagerados; sensação contínua de que alguma coisa ruim vai acontecer; falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, são sintomas comuns da ansiedade. O tratamento pode ser através de medicamentos, psicoterapia ou a combinação dos dois acompanhado por um profissional de psicologia ou psiquiatria.

Algumas dicas também podem ajudar a controlar a ansiedade:

Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por consequência, a mente.

Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que está a nosso alcance. O que está além do nosso melhor esforço não podemos controlar.

Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta muito a chance de derrota.

Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente e acalmará. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

Resumindo: mente acelerada é mente desequilibrada. Para livrar-nos da ansiedade, devemos aprender a escapar do domínio e desacelerar a nossa mente.