Brasil assina acordo com Dinamarca para novos projetos em saúde

Two hands and globe of the world in background. Inspector Note: The Earth Globe was created by me in Photoshop, the continent was created by me in FreeHand

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou nesta quinta-feira (8) um acordo de cooperação com a Dinamarca. O documento tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do sistema de informação brasileiro na área de saúde pública e implementar programas para unificação de dados e melhoria do atendimento.

O acordo prevê cooperação em três áreas complementares de trabalho: o aperfeiçoamento dos dados de saúde e a unificação dos cadastros nacionais de saúde; o aprimoramento do sistema de classificação de pacientes no Sistema Único de Saúde pela metodologia de Grupo de Diagnóstico Relacionado (DRG); e a melhoria da gestão e padronização de terminologias médicas.

Um dos desafios em comum entre o Brasil e a Dinamarca é a divisão das informações de saúde, divididas entre União, estados e municípios, o que dificulta a utilização dos dados de maneira eficiente. A fim de aperfeiçoar o uso do banco de dados, a Dinamarca implementou o “Programa de Dados de Saúde” que consiste no processo de unificação de todos os cadastros nacionais de saúde num único sistema.

A ideia é que o modelo de programa também seja desenvolvido no Brasil, visando aprimorar os serviços por meio da melhoria na utilização dos dados.O início das atividades de implantação desses novos projetos de saúde pública no país está previsto para janeiro de 2017, com missões de profissionais e técnicos dinamarqueses a diversas cidades brasileiras.