Conheça os 4 pilares da Slow Medicine (Medicina Sem Pressa)

Slow Medicine - medicina sem pressa

Resgatar a medicina de antigamente, em que o médico visitava o paciente em casa e mantinha um contato próximo para qualquer eventualidade, explica o que prega o movimento Slow Medicine, a medicina sem pressa. “A valorização do tempo e do relacionamento médico-paciente, levando em ‘consideração a singularidade do cuidado individual, fazem parte dos princípios do Slow Medicine”, diz o Dr. José Carlos Campos Velho, especialista em geriatria e clínica médica e Representante do movimento Slow Medicine Brasil.

Segundo o médico, pode-se falar de quatro pilares que sustentam a filosofia da Medicina sem Pressa. “Embora falemos de 4 pilares, os princípios da Slow Medicine também contemplam outras questões como as práticas integrativas, a compaixão, a segurança – enfim, a partir de uma perspectiva do cuidado individualizado, as melhores alternativas que possam ser oferecidas ao paciente, com foco em sua qualidade de vida”, comenta o Dr. José Carlos.

  1. Relação médico-paciente

Essa relação entre médicos (de uma maneira mais ampla, profissionais de saúde), pacientes e familiares precisa ser sólida e de confiança. Ao longo do tempo, essa relação se consolida.

  1. Tempo para refletir

O tempo é outro ponto essencial. O tempo para escuta e para reflexão, que permita uma tomada de decisões cautelosa, no que se refere à saúde individual.

  1. Compartilhamento da decisão

Decisões compartilhadas, nas quais os valores e expectativas do indivíduo são considerados e sua participação consciente e informada é parte integrante de suas escolhas.

  1. Tecnologia como auxílio

Por fim, o uso ponderado da tecnologia, tanto em termos diagnósticos como terapêuticos, pensando sempre que “a tecnologia deve servir ao homem. As novas tecnologias devem cumprir seus objetivos de auxiliar a pessoa no autocuidado e auxiliar o médico a tomar as melhores decisões para seu paciente, que busquem primordialmente melhorar sua qualidade de vida”.

Fonte: Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.