7 de abril, Dia Mundial da Saúde

Dia-Mundial-da-Saude

Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data que coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde. O objetivo da comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis, alertar sobre os riscos dos problemas de saúde e ensinar sobre a prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade, mas um estado completo de bem estar físico, mental e social. Ou seja, uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas sim, aquela que está bem consigo mesma e também com a sociedade.

Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”

Garantir a saúde, não é apenas investir em hospitais e oferecer medicamentos aos doentes. Investir na saúde é garantir saneamento básico e fornecer uma educação de qualidade a todos, possibilitando o conhecimento sobre os riscos de determinadas ações e atitudes. A melhor maneira de prevenir doenças, é promover a qualidade de vida.