Entrevista Dr. Christiano Claus – Coordenador Geral do Instituto Jacques Perissat

cristiano1. O que é o Instituto Jacques Perissat?

Dr. Christiano Claus : O Instituto Jacques Perissat (IJP) é uma instituição que se destina ao ensino e pesquisa em Cirurgia Minimamente Invasiva.  Foi fundado em 2004 e em parceria com a Universidade Positivo (Curitiba/PR) criou o primeiro curso de Pós-Graduação na área em nosso país. O instituto leva o nome do Professor Jacques Perissat, cirurgião francês, um dos pioneiros no desenvolvimento da cirurgia laparoscópica e ainda hoje um nome de referência em todo o mundo. Todas as informações sobre nosso trabalho estão na nossa página na web:  www.ijp.com.br  . 

*Assista o vídeo sobre o Instituto Jaques Perissat

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Fb1GFtGx61M[/youtube]

 2.  Quais são os objetivos do curso de Pós-Graduação?

Christiano Claus : Os últimos anos tem representado uma mudança radical nos paradigmas da cirurgia. O conceito de “grandes cirurgiões, grandes incisões” não é mais uma verdade absoluta. Atualmente, o que todos procuram, para determinadas doenças, são técnicas menos agressivas, menos invasivas e que permitam uma rápida recuperação dos pacientes. É neste contexto que o curso de pós-graduação do IJP se tornou um grande sucesso. O objetivo do curso é o ensino e o aperfeiçoamento das novas técnicas e tecnologias em cirurgia minimamente invasivas. É capacitar os cirurgiões do Brasil e do exterior a realizar as cirurgias de uma forma segura, menos agressiva e com menos desconforto para os pacientes e com ótimos resultados.

 3. E qual é o público alvo da pós-graduação?

Christiano Claus : O curso recebe médicos-cirurgiões de todo o Brasil, o que é uma grande satisfação para todos nós, já que contribuímos com o desenvolvimento da cirurgia minimamente invasiva, através da educação médica continuada, em todo o país. Mais do que operar bem os nossos pacientes, quando ensinamos outros cirurgiões permitimos que um número muito maior de pacientes tenham acesso e se beneficiem destas novas técnicas. Recentemente, temos recebido cirurgiões de diferentes países da América Latina o que demonstra a responsabilidade e o comprometimento com um curso de qualidade cada vez maior.

 4. E quais são os próximos planos do IJP?

Christiano Claus : Além da educação em cirurgia, o Instituto Jacques Perissat (IJP)tem o objetivo de ampliar a realização de pesquisas e o desenvolvimento de produtos.  Queremos gerar o conhecimento em nosso país.  Mas o grande desafio para 2013 é criação da clínica do Instituto Jacques Perissat, em Curitiba/PR, que hoje é considerado um centro de excelência nesta especialidade médica. O nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, onde os pacientes tenham um atendimento individualizado por uma equipe interdisciplinar altamente capacitada,com larga experiência internacional,  com acesso a todas as novas tecnologias que possam auxiliar na realização de cirurgias mais seguras e cada vez menos agressivas. E para isto, desde o ano passado, estamos trabalhando com a equipe da TOPGESTO – Gestão Segura em Saúde,  que têm nos prestado um completo serviço de consultoria. O grupo do TOPGESTO,  têm nos ajudado desde a escolha do hospital, formação societária e do modelo de negócio, assim como toda orientação na estruturação jurídica, bem como do negócio em si. Eles tem grande experiência em direito médico e da saúde e na gestão de riscos em serviços de saúde.