Fundamentos

a)     Prevenção: A qualidade em primeiro lugar – Conformidade e especificações nos processos de condução. Esta etapa é voltada para a conscientização e preparação dos profissionais envolvidos em todos os níveis da organização.

b)     Proteção: Adequação da estrutura – Procedimentos e métodos são indicados. Processos e sistemas são apontados de acordo com as necessidades de cada especialidade médica e modelo de negócios.

c)     Prontidão: Auxílio especializado e contínuo.

Módulos de implantação do TOPGESTO – Gestão segura em Saúde – O Diferencial da Qualidade Percebida:

1.     Pessoas e Processos

Motivação, comprometimento e otimização de processos. As equipes e os processos têm contato direto com o público, sendo diretamente responsáveis pela imagem da empresa perante o mercado. Sinergia e sincronismo entre pessoas e processos são trabalhados neste módulo inicial que inclui formação (cursos) e treinamento de toda a equipe que atua na prestação de serviços de saúde.

2.     Análise Financeira – Orçamentária e Tributária

Correta destinação dos recursos. Elaboração de orçamento e plano de negócios. Benefícios fiscais e segurança em operações e relacionamentos tributários.Os custos e lucros devem ser corretamente administrados. Neste módulo, o foco concentra-se na situação econômica, financeira e tributária atual (ou projetada), propondo medidas que visem o aumento de ganhos e a diminuição de perdas, sem prejuízo da qualidade dos serviços.

3.     Relação com Fornecedores

Negociação, segurança, confiança e transparência nas relações.Para que uma empresa obtenha sucesso, é imprescindível que seus relacionamentos, tanto externos quanto internos, estejam alinhados com os objetivos do projeto empresarial. Por isso este módulo trata dos contratos e relações com toda a cadeia de fornecedores do serviço de saúde, verificando qualidade e otimizando gastos e investimentos na aquisição de insumos e matéria prima, equipamentos, serviços de terceiros, tecnologia, marketing, etc.

4.     Relação com Consumidores

Conjunto documental como proteção e valorização da imagem profissional e empresarial do negócio. É necessário criar um diferencial de qualidade e segurança que seja percebido pelos clientes e pelo mercado. Este módulo analisa e orienta, a relação da empresa com seus consumidores, passando desde a verificação da adequação de uso de documentação oficial (prontuários, arquivamento, emissão de laudos, consentimento informado, etc.), até a implantação de metodologia de agendamentos, cobranças, auditagem e controladoria de procedimentos para planos de saúde, por exemplo. Neste módulo, também se trabalha para serem evitadas demandas judiciais por má-prática, dentro das melhores normas do direito médico e da saúde, já que melhor que vencer uma demanda, é nunca tê-la.

5.     Relações Societárias e Patrimoniais

Segurança, transparência, economia, proteção do patrimônio e redução de prejuízos. Criar e manter relações societárias transparentes e seguras, preservando os investimentos dos sócios e da sociedade e protegendo o patrimônio gerado, é uma forma de perenizar e tornar seguro o negócio, sendo este o objetivo deste módulo que também pode proceder a realização de operações econômicas de ampliação do negócio com captação de investidores (angels, privaty, etc.), até a realização de valuation, ingresso de novos sócios, acordo de quotistas, operações de fusão, cisão e aquisição.

6.     Relações Trabalhistas

Tranquilidade e segurança para a equipe e mercado. Com base em direitos, deveres e devidos reconhecimentos, este módulo visa criar e manter relações trabalhistas sólidas e bem sucedidas que garantem um serviço eficaz e harmônico, evitando demandas judiciais, acidentes de trabalho, criando um clima organizacional que revele sinergia e produtividade comprometidas com a geração de riquezas e qualidade em favor dos usuários do serviço de saúde.

7.     Relações com Órgãos Fiscalizadores

Evitar multas e dificuldades operacionais. Trabalhar em um ambiente de segurança gera tranquilidade para a equipe profissional e para o mercado. Por isso, este módulo visa manter uma excelente relação com os órgãos públicos fiscalizadores, a fim de evitar multas e dificuldades operacionais.