Exercícios repetitivos com excesso de peso, podem desenvolver lesões nos ombros

musculacao-excesso-de-peso-correcao-exercicios-articulacoes-cuidados-saude

Na busca pela qualidade de vida e bem-estar, mais pessoas tem procurado realizar alguma atividade física, seja na academia ou ao ar livre. Exercitar o corpo é essencial para manter a saúde física e mental, porém é necessário cuidado para não ultrapassar os próprios limites.

Apesar dos pés e joelhos serem as partes mais afetadas na prática de atividades físicas, os ombros ocupam um lugar expressivo em estatísticas de problemas nas articulações. Exercícios repetitivos, realizados de forma incorreta e muitas vezes com excesso de peso, tem ocasionado diversos tipos de lesão nessa parte do corpo.

Na maioria dos casos, o paciente queixa-se de dor na região e pode até enfrentar dificuldade de dormir no lado afetado. O diagnóstico é necessário para identificar o local exato da dor, que pode ser amenizada por meio de medicamentos ou fisioterapia. O tratamento é baseado na prevenção de movimentos, assim como a alteração do peso e das técnicas de treinamento.

Pacientes que não respondem ao tratamento, recebem a indicação de cirurgia, desde a fixação de pinos sem corte, pequenas incisões para reparar os ligamentos ou até enxerto de tendões para as lesões mais graves. Não aceite dicas dos colegas, cada um tem seus próprios limites. Mantenha o bom senso, evite a fadiga muscular e complicações nas articulações. Procure sempre a orientação de um profissional qualificado. Tire o peso dos ombros!