Lúpus, uma doença autoimune

lupus

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar qualquer órgão do corpo, mas principalmente pele, articulações, rins e cérebro. Esse tipo de doença ocorre quando o sistema imunológico passa a atacar tecidos saudáveis equivocadamente. Existem 3 tipos da doença:

Lúpus discoide: limitada a pele, causa lesões avermelhadas no rosto, nuca ou couro cabeludo.

Lúpus sistêmico: ocorre no organismo comprometendo vários órgãos como rins, coração, pulmões ou sistemas do corpo.

Lúpus induzido por drogas: algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária, desaparecendo após o término do uso.

Os sintomas do lúpus podem variar de acordo com a parte do corpo afetada, podem ser moderado ou graves, temporários ou permanentes e ainda podem surgir de repente ou desenvolver-se ao longo do tempo. Os sinais mais comuns são fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços, rash cutâneo (vermelhidão na face em forma de borboleta sobre as bochechas e ponta do nariz), dificuldade de respiração e queda de cabelo.

Existe tratamento mas não há cura definitiva para o lúpus. É importante ter cuidados com a saúde, especialmente com o coração, a fim de prevenir problemas cardíacos mais graves no futuro. Além disso, é fundamental fazer uma análise frequente da imunização e testes para verificar também a saúde dos ossos.