Santa Catarina é destaque no Brasil em relação a saúde

expectativa-de-vida-sc-destaque-saude

Estudo realizado pela Macroplan, constatou que entre os estados brasileiros, Santa Catarina oferece as melhores condições de saúde. Isso se justifica através de dois índices: a mais alta expectativa de vida do país – 78,5 anos – e a menor taxa de mortalidade infantil.

O ranking elaborado pela consultoria cruzou informações da mortalidade infantil com a expectativa de vida dos 26 estados e Distrito Federal para identificar onde se encontram as melhores condições de saúde no país. Quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho. Santa Catarina ocupa o primeiro lugar com o índice máximo de 1,0; em seguida está o Rio Grande do Sul com 0,931 e o Espírito Santo (ES), com 0,921.

Em uma década (2004-2014), o brasileiro ganhou 3,5 anos a mais de vida. O Espírito Santo lidera no aumento da expectativa de vida ao nascer com 4,6 anos a mais nesse período. Em contrapartida, os habitantes do Maranhão (MA) têm a menor expectativa de vida do país, de 70 anos. Ainda há muito o que se fazer, mas o resultados mostram que é possível melhorar as condições de saúde em todo o país.